19 de nov. de 2009

Arte pós-pictórica
























Teve influência do expressionismo abstrato, com raízes na arte européia, conhecida também como pintura de campo de cor. é idependente das formas técnicas de estruturação da pintura, remetendo a imaterialidade, sendo ela mas prenchidas por cor doque por formas. Algumas vezes como nas obras de Kely, a pintura de campo de cor são definidas uma contra outra, como um campo de figura e outro de fundo.
"A tendência da abstração pós-pictórica foi denominada em Nova York e não na Europa, com exceção da Inglaterra" tem caracteristicas, tais como:

  1. Busca se ater a coisas estritamante pictóricas, contudo, independente do sistema pictórico, seja surrealistas, cubistas ou estruturais;
  2. Uma tendência em despojar a arte de todo significado extra-visual, seja literário ou simbólico;
  3. A cor se torna um tema visual;
  4. O artista busca articular a superficie da pintura como um campo de cor, mais doque como uma composição;
  5. Há uma busca da bidimensionalidade."
Sendo assim baseado nesta pesquisa realizamos fotografias de formas e cores encotradas emm nosso dia-dia que trazem tais caracteristicas. Uma proposta que pode ser aplicada em sala de aula com todas a fazes da história da arte, com o contúdo aplicado, de forma que os alunos compreendam as caracteristicas de cada movimento. podemos pedir para que os alunos com uma camera de celular ou digital, registrem seu meio de vivencia imagens que se aproximem do estudado.
Assim apresentamos algumas fotos por nós tiradas.

Um comentário: