28 de nov. de 2009

Modelagem em argila



1º momento- Apresentação e explicar como será o procedimento para as atividades do dia,
2º momento- BONECO ( Vitinho se apresentará para a turma e perguntará se eles conhecem seu avô o Mestre Vitalino. Vitinho explicará que seu avô é um artista popular muito famoso, que neste ano está sendo comemorado aniversário de 100 anos. Ele perguntará se a turma quer conhecer um pouco mais sobre seu avô e irá mostrar o 1º bloco do DVD, Arte na Escola do Mestre Vitalino
3º momento- Vitinho perguntará para a turma o que achou do DVD, e da obra do seu avô, perguntará como é mesmo o nome do Seu avô, o que ele fazia, que material utilizava, qual era sua brincadeira quando criança, o que ele representava na argila, nome da feira onde seus trabalhos eram vendidos.
Após o DVD, será apresentada a proposta de trabalho onde cada aluno irá fazer uma viagem no tempo, reportar a idade de aproximadamente 7 anos, onde poderá expressar através da modelagem na argila seu brinquedo preferido ou sua brincadeira preferida nesta idade.
4º momento- Finalização com a exposição das obras dos alunos.

Recursos: TV, Vídeo, Fantoche DVD ( ARTE NA ESCOLA Mestre Vitalino), , argila, , água, toalha, palitos, estecas, .
Avaliação: Avaliar através da observação se aluno identifica quem é o Mestre Vitalino, que tipo de material trabalha e o que expressa através do seu trabalho.
Avaliar o percurso de produção de cada um até o resultado final, se de alguma forma ele conseguiu expressar o que foi proposto.
Este planejamento é uma seqüência de 8 aulas sobre modelagem na argila, nas duas primeiras aulas o aluno irá, conhecer o que é argila, de onde retiramos a argila, porque ela tem várias cores, o que acontece quando ela é levada ao fogo, o que podemos fazer com ela, tipo: objetos utilitários, decorativos, obras de arte.
A criança fará várias experimentações com a argila.
O planejamento acima a aula 3, 4, sobre modelagem em argila.
Depois o aluno irá continuar na seqüência onde cada dia ele conhecerá um pouco mais da obra do Mestre Vitalino e irá receber proposta e desafios diferentes, até na última parte onde ele irá fazer a representação da figura humana.


1,2ª aula- Conhecendo a argila, fazendo experimentações
3,4- Conhecendo sobre vida e obra do mestre Vitalino ( 1ª parte), representar sua brincadeira ou brinquedo preferido na argila

5,6- 2º parte do DVD( Mestre Vitalino –DVD ARTE NA ESCOLA)- Representando bichinhos de sua região, ou seus animal preferido.

6,7-3º parte do DVD, representar figura humana, representar uma pessoa importante para você na argila.

DVD- MESTRE VITALINO ( COLEÇÃO ARTE NA ESCOLA)
Fantoche: Pode ser confeccionado com sucatas, caixa de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário